Voltar ao topo

Notícias

Brasil pode ter seguro popular de automóvel no ano que vem

06.01.16

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) abriu na sexta-feira, 18, consulta pública para o seguro popular de automóvel que permite a utilização de peças usadas no conserto de carros segurados, conforme edital da minuta publicado no Diário Oficial da União. Interessados têm até 30 dias para enviar sugestões sobre o tema.

Na prática, o seguro popular de automóvel, uma demanda antiga do mercado de seguros, visa baratear o preço das apólices e atrair mais segurados que hoje circulam com seus veículos sem uma proteção securitária. Estimativas do setor dão conta de que somente um terço de toda a frota do país é segurada.

“51,9 milhões de veículos com mais de cinco anos de uso não têm seguro. É um mercado que pode passar a ser explorado a partir do seguro popular, que deve ser realidade no ano que vem”, avaliou o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Jayme Brasil Garfinkel.

O impulso para o seguro de automóvel popular é a lei de desmanche legal, que regularizou a atividade de desmonte de veículo e já está em vigor em todo o Brasil. A Argentina conta com lei semelhante. Lá, conforme o presidente da CNseg, o índice de furto e roubo diminuiu 50%, trazendo reflexos positivos para a sinistralidade e, consequentemente, para o preço do seguro de automóvel. Os mais otimistas acreditam em uma redução de até 30% das apólices no Brasil.

“A lei do desmanche em São Paulo funcionou muito bem e vai se expandir pelo Brasil em 2016. Há potencial grande no setor. No Brasil, as expectativas são de que ocorra o mesmo”, analisou Garfinkel.

De janeiro a setembro, o mercado de seguro de automóvel movimentou R$ 24,2 bilhões em prêmios, montante 4,3% maior que o visto em igual intervalo de 2014, conforme a CNseg, com dados da Susep. O setor espera, porém, que este ramo apresente incremento de 3,5% ao final do ano, podendo ter leve aceleração em 2016, cuja expectativa é de avanço de 3,9%.

Fonte – Aline Bronzati, do Estadão Conteúdo (Via Exame)

Mais notícias

Exames de Zika serão obrigatórios para planos de saúde a partir desta semana

05.07.16
A partir da próxima quarta-feira (6),  os planos de saúde terão que cobrir obrigatoriamente três exames de detecção do vírus Zika. Os procedimentos deverão... Leia mais

Os 60 modelos de carros mais roubados em São Paulo entre 2010 e 2015

05.07.16
Palio, Fox e i30 são os carros mais visados pelos ladrões na capital paulistana, segundo Secretaria Estadual de Segurança Pública Se você tem um... Leia mais

Susep: saiba por qual motivo consultar antes de contratar um seguro

05.07.16
O trabalho da Susep é importante tanto para o consumidor quanto para o corretor. Trabalho da Superintendência de Seguros Privados garante a oferta de... Leia mais

NEWSLETTER

Inscreva-se e fique informado com a Riolupo.

" O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá.
Bill Gates
Ex-Primeiro-ministro do Reino Unido

Envie sua mensagem

Prezado(a) alguns campos não foram preenchidos corretamente, por favor retorne aos campos indicados.

Solicite
uma cotação

Clique na opção que mais se adequa a sua necessidade para solicitar uma cotação com a nossa equipe comercial.

Outras Cotações

Prezado(a) alguns campos não foram preenchidos corretamente, por favor retorne aos campos indicados.

Cliente Riolupo

Prezado(a) caso já seja cliente Riolupo, por favor preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.
Prezado(a) alguns campos não foram preenchidos corretamente, por favor retorne aos campos indicados.

Contato & localização

Sua opção econômica para proteger você e sua empresa.
A Riolupo tem o prazer de te atender.
Beco dos Barbeiros, 6 - 10º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
(21) 2508-5001
atendimento@riolupo.com.br